domingo, 6 de junho de 2010

Imperialismo Norte-Americano

Estava assistindo ao filme do Che Guevara (parte I) e me chamou a atenção a parte em que ele discursa na ONU e fala sobre o "imperialismo norte-americano", e resolvi me informar mais sobre isso e buscar fatos onde é comprovado o poder que o governo Norte-Americano exerce sobre o mundo, principalmente graças a mídia.
- 1962, Estados Unidos impõe o embargo econômico a Cuba
- 1964, no golpe militar no Brasil os EUA tinham uma força-tarefa de prontidão para ajudar os militares brasileiros caso não houvesse êxito imediato.
- 1970 no Chile quando criou o "Projeto Fubelt" com o objetivo de impedir a ascensão de Salvador Allende ao governo, e no assassinato do general chileno René Schneider.
- 1973 no golpe militar que tirou o presidente Salvador Allende do poder, os EUA mandaram navios para o limite das águas territoriais do Chile e aviões para a base aérea de Mendoza, na fronteira da Argentina com o Chile, para caso houvesse resistência armada ao golpe de estado eles invadirem o Chile.

entre outros exemplos que não citei aqui, onde os Norte-Americanos tem intervindo mais por interesses próprios do que para ajudar e realizar os interesses da população do país.

2 comentários:

  1. Talvez fosse melhor começar a trocar o termo "norte americano" para falar sobre isso.
    Muitas pessoas utilizam o termo 'americano', que é pior ainda. Americanos todos nós somos. E Norte Americanos inclua-se aí o Canadá.
    Para designar o país da terra do Tio Sam, chame-os de 'estadounidense'. É o termo ideal.]

    Um abraço.
    Já viu Sicko?

    ResponderExcluir
  2. Aí rapá, toma que te mandaram!
    http://filmespoliticos.blogspot.com/
    http://docverdade.blogspot.com/
    Te diverti! Senta a puia!
    hahahah
    Parabéns!
    Manifeste-se! Olvidar jamás!
    Abraço!
    Saravá!

    ResponderExcluir